Topo

Jovens dos EUA preferem Hillary a Trump, aponta pesquisa

25/04/2016 12h21

Washington, 21 abr (EFE).- A candidata democrata à presidência dos EUA Hillary Clinton seria a escolhida para chegar à Casa Branca entre os mais jovens, à frente do favorito entre os republicanos, o magnata Donald Trump, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

O estudo, elaborado pelo Instituto de Político da Universidade de Harvard (IOP, em inglês), concluiu que entre os possíveis eleitores de 18 a 29 anos de idade, Hillary obteria 61% de respaldo contra 25% do magnata, enquanto 14% se mostraram indecisos.

No entanto, de entre todos os aspirantes que atualmente restam na corrida presidencial, o único que obtém uma avaliação positiva é o senador por Vermont Bernie Sanders, que tenta a indicação democrata e conta com a aprovação de 54% dos jovens, seguido de Hillary, que não supera os 37%.

"Os millennials (como é conhecida a geração compreendida nessas categorias de idade) se preocupam profundamente com seu futuro e neste ciclo de eleições estão em jogo assuntos como o acesso às oportunidades educativas, a igualdade da mulher e a economia", disse a diretora do IOP, Maggie Williams.

"Esta pesquisa reflete sua paixão, suas preocupações e o mais importante, uma consciência crescente de que suas vozes têm o poder", acrescentou.

A pesquisa também avaliou os assuntos que mais preocupam os jovens, como o "teto de vidro" para as mulheres, ou seja, as dificuldades para achar igualdade de oportunidades frente aos homens.

"Os jovens americanos estão enviando uma mensagem contundente. Se preocupam muito com o futuro, mas se preocupam também com o estado atual de nossas instituições e nossa política não é suficiente para responder aos desafios de nossa nação", afirmou o diretor da pesquisa, John Della Volpe.

A pesquisa foi realizada de 18 de março a 3 de abril entre 3.183 pessoas de 18 a 29 anos e tem uma margem de erro de 2,4 pontos percentuais.