Topo

Hillary conquista importante vitória na primária democrata da Pensilvânia

26/04/2016 22h25

Washington, 26 abr (EFE).- A ex-secretária de Estado e pré-candidata do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton venceu nesta terça-feira as primárias da legenda no estado da Pensilvânia, de acordo com as projeções dos principais veículos da imprensa americana.

A Pensilvânia é, com 189, o estado que mais delegados tem em disputa na noite de hoje, e por isso tinha se transformado no grande prêmio desta nova Super Terça, na qual Hillary venceu também em Maryland e Delaware, ainda aguardando os resultados das votações de Rhode Island e Connecticut.

Trata-se de um grande triunfo para a ex-primeira-dama, já que Sanders tinha dedicado muito tempo para fazer campanha na Pensilvânia, onde está a quinta maior cidade dos EUA em população, a Filadélfia.

Como veio ocorrendo ao longo do período eleitoral, Hillary conquistou o voto da população negra, muito presente na Filadélfia, enquanto Sanders obteve seus melhores resultados entre a população majoritariamente branca e rural do centro da Pensilvânia.

Nos cinco estados que foram às urnas nesta nova Super Terça, estão em jogo 384 delegados democratas e 118 entre os republicanos.

A ex-secretária de Estado precisa de 2.383 delegados para ficar com a indicação e até agora conta com 1.492 contra os 1.219 de Sanders, números que não incluem os chamados "superdelegados", funcionários do partido que também podem votar na convenção e mudar de ideia sobre quem irão eleger.