Policiais da Colômbia que farão extradição de Marquitos viajam para o Brasil

Bogotá, 26 abr (EFE).- Um avião da polícia da Colômbia partiu nesta terça-feira de Bogotá para Manaus, para realizar a extradição de Marcos de Jesús Figueroa García, o Marquitos, acusado de envolvimento com o tráfico de drogas, confirmaram fontes da corporação à Agência Efe.

A bordo do avião viajam agentes da direção de Investigação Criminal e Interpol da Polícia (Dijin), membros da Promotoria e da Procuradoria da Colômbia.

Marquitos Figueroa foi preso pela Polícia Federal do Brasil, em Boa Vista, em Roraima, em 22 de outubro de 2014, sob a acusação de liderar uma organização criminosa que operava nos distritos colombianos de Cesar e La Guajira, na fronteira com a Venezuela.

O suposto narcotraficante é investigado no país natal por envolvimento em 250 assassinatos, entre eles de três políticos, conforme divulgou a justiça brasileira.

Além disso, Marquitos é responde a acusações de porte e tráfico de armas de uso exclusivo das Forças Armadas da Colômbia.

A extradição do colombiano foi aprovada em outubro do ano passado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e está condicionada a um compromisso por parte do governo do país, de condenar o acusado por até 30 anos de prisão, o máximo que a lei brasileira permite.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos