Topo

Sanders lembra avanços de sua candidatura nas primárias do Partido Democrata

26/04/2016 22h47

Washington, 26 abr (EFE).- O pré-candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos e senador por Vermont Bernie Sanders lembrou nesta terça-feira dos avanços obtidos por sua campanha e dos mais de 1.200 delegados conquistados por ele ao longo da corrida pela Casa Branca.

As declarações foram dadas em um comício realizado na Virgínia Ocidental antes da divulgação total dos resultados de hoje das eleições primárias realizadas em cinco estados, na qual a ex-secretária de Estado Hillary Clinton é favorita.

De acordo com as projeções dos principais veículos de imprensa americana, Hillary venceu em Maryland, Pensilvânia e Delaware, três dos cinco estados que foram às urnas hoje. Sanders, por outro lado, triunfou em Rhode Island.

Ainda não há informações sobre o resultado do último estado em disputa, Connecticut, mas a ex-primeira-dama tinha vantagem sobre Sanders nas pesquisas. Por isso, o senador preferiu discursar na Virgínia Ocidental, que realizará primária no dia 10 de maio.

Sanders lembrou que, quando lançou sua candidatura, não tinha nem 3% de apoio do eleitorado, estando abaixo de 60% de Hillary nas pesquisas de intenção de voto entre democratas.

Desde então, o senador bateu a ex-secretária de Estado em 16 primárias e caucus (assembleias), e soma mais de 1.200 delegados.

"Estamos ganhando o voto dos independentes e de alguns republicanos também", destacou Sanders em seu discurso em Huntington, na Virgínia Ocidental.

O senador reiterou a mensagem contra a crescente desigualdade nos EUA que se transformou na marca de sua campanha e prometeu que, se chegar à Casa Branca, criará uma "economia que funcione para todos".

Nos cinco estados que foram às urnas nesta nova Super Terça, estão em jogo 384 delegados democratas e 118 entre os republicanos.

A ex-secretária de Estado precisa de 2.383 delegados para ficar com a indicação e até agora conta com 1.492 contra os 1.219 de Sanders, números que não incluem os chamados "superdelegados", funcionários do partido que também podem votar na convenção e mudar de ideia sobre quem irão eleger.