Topo

Trump domina rivais e vence primárias republicanas de mais 5 estados

26/04/2016 23h00

Washington, 26 abr (EFE).- O empresário e pré-candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos Donald Trump venceu as cinco eleições primárias da legenda realizadas nesta terça-feira, uma ampla vitória sobre seus rivais John Kasich, governador por Ohio, e Ted Cruz, senador pelo Texas, que amplia suas chances de ser o indicado a disputar as eleições de novembro.

Pouco depois do fechamento das urnas, as projeções dos principais veículos de imprensa americana deram a vitória de Trump em todos os cinco estados que votaram nesta nova Super Terça: Delaware, Pensilvânia, Maryland, Rhode Island e Connecticut.

Os cinco triunfos servirão para Trump ampliar ainda mais a vantagem sobre seus rivais e se aproximar dos 1.237 delegados necessários para obter a indicação automática do Partido Republicano para disputar a presidência dos EUA em novembro.

O empresário levará a maioria dos 118 delegados em jogo nos cinco estados, que se somarão aos 845 com os quais ele já contava antes da votação de hoje.

Trump precisa vencer 63% dos delegados nos estados que ainda não votarão, inclusive os desta nova Super Terça, se quiser garantir a indicação republicana, de acordo com uma projeção elaborada pelo "The Washington Post".

Além disso, o triunfo representa um domínio total do empresário na região da Nova Inglaterra, já que ele bateu Cruz e Kasich em quase todos os estados no local, apesar do Maine ser uma exceção.

Para conter o avanço de Trump, Cruz e Kasich anunciaram no domingo uma aliança para tentar evitar que o empresário obtenha os delegados necessários para garantir a indicação republicana. O pacto, porém, não afeta os estados que votaram hoje e outros três que irão às urnas mais adiante: Indiana, Oregon e Novo México.