Apoio ao "brexit" avança 3% no Reino Unido, aponta pesquisa

Londres, 27 abr (EFE).- O apoio à saída do Reino Unido da União Europeia (UE) avançou três pontos percentuais entre os britânicos desde março, até se situar em 38%, embora a opção da permanência continue liderando, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela firma Survation.

Os partidários de continuar no bloco comunitário somam 45%, um ponto a menos que há um mês, enquanto os que defendem a ruptura de laços entre Londres e Bruxelas chegam a 38%.

O estudo, elaborado a partir das respostas de 1.003 adultos de todo o Reino Unido, afirma que 17% dos britânicos estão ainda indecisos com relação ao referendo de 23 de junho.

A firma britânica IG, que encomendou o estudo da Survation, sustenta que o aumento de três pontos no lado do "brexit" pode ser interpretado como um indicador de que o discurso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, "não convenceu os cidadãos de forma decisiva".

Obama defendeu na semana passada durante uma visita a Londres que o Reino Unido deve continuar dentro da UE e advertiu sobre as dificuldades que o país teria para assinar acordos comerciais se decidir deixar o bloco.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos