EI arrebata de facções armadas sírias controle de cinco povos em Aleppo

Beirute, 27 abr (EFE).- O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) arrebatou nesta quarta-feira de facções armadas sírias o controle de cinco povos do norte da província de Aleppo, fronteiriça com a Turquia, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A ONG explicou que durante a madrugada explodiram confrontos intensos entre ambos os grupos nos quais os jihadistas conseguiram avançar e conquistar as localidades de Tel Hasin, Dudian, Yarz, Yehmul al Firuzia e Telin Hasin.

Os enfrentamentos ainda prosseguem e os grupos rebeldes tentam recuperar o terreno perdido.

Há um mês, várias organizações insurgentes sírias lançaram uma ofensiva no norte de Aleppo contra o EI na qual conseguiram tomar o controle de 15 quilômetros do território limítrofe com a Turquia.

Atualmente está vigente na Síria um cessar-fogo aceito pelo governo de Damasco e pela Comissão Suprema para as Negociações (CSN), principal aliança opositora, do qual o EI foi excluído.

A organização extremista proclamou um califado no final de junho de 2014 na Síria e Iraque, onde tomou partes do norte e do centro de ambos países.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos