Topo

ICIJ publicará base de dados sobre os Panama Papers no próximo dia 9

27/04/2016 00h10

Washington, 26 abr (EFE).- O Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, sigla em inglês), cuja sede fica em Washington, nos Estados Unidos, anunciou nesta terça-feira que no próximo dia 9 de maio publicará uma base de dados sobre os Panama Papers na qual os usuários poderão buscar por palavras-chave entre todos os documentos.

Em comunicado, o ICIJ, que liderou a investigação junto ao jornal alemão "Süddeutsche Zeitung", indicou que os documentos se referem a mais de 200 mil companhias, cartéis, fundações e fundos com sede em 21 paraísos fiscais, "de Hong Kong até Nevada (EUA)".

Segundo a organização jornalística, se trata da "maior revelação de informação da história sobre empresas secretas e as pessoas por trás delas", com base nos dados obtidos na investigação dos chamados Panama Papers.

O escândalo explodiu após o vazamento de mais de 11,5 milhões de documentos do escritório de advocacia panamenho Mossack Fonseca, especializado na gestão de capitais em paraísos fiscais, e afeta mais de 140 políticos e altos funcionários de governos de todo o planeta, além de celebridades, atletas, cineastas, escritores e colecionadores de obras de arte.