Topo

Coreia do Norte volta a lançar sem sucesso míssil de médio alcance, diz Seul

28/04/2016 07h55

Seul, 28 abr (EFE).- A Coreia do Norte realizou nesta quinta-feira o lançamento fracassado de um míssil de médio alcance, informou o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, dias depois de um teste similar também sem sucesso.

O projétil lançado hoje, que poderia ser o potente míssil Musudan com uma categoria de até 4 mil quilômetros, aconteceu ao redor das 6h10 local (18h10, em Brasília) nas imediações da cidade de Wonsan, ao sudeste do país, segundo indicou à Agência Efe um porta-voz de Defesa em Seul.

O projétil teria caído poucos segundos após ser disparado, especificou o porta-voz.

"Estamos investigando as causas pelas quais fracassou o lançamento", indicou o representante de Defesa, após afirmar que as Forças Armadas sul-coreanas vigiam de perto os movimentos do Exército do país vizinho após esta nova "provocação".

No último dia 15, autoridades do governo sul-coreano anunciaram que a Coreia do Norte realizou pela primeira vez um lançamento de seu potente projétil Musudan, embora este explodiu no ar depois de poucos segundos de voo.

Naquela operação fracassada, Pyongyang disparou o míssil desde uma plataforma de lançamento móvel na qual -segundo Seul- também havia um segundo projétil deste tipo, presumivelmente o que foi lançado hoje também sem sucesso.

Estes testes geram inquietação na comunidade internacional.

A Coreia do Norte realizou desde março vários lançamentos ao mar de projéteis de curto e médio alcance, em um ambiente de tensão pelas sanções ao país e as manobras militares de Seul e Washington em território sul-coreano.

As Forças Armadas de Seul se mantêm em alerta perante possíveis novas "provocações" da Coreia do Norte, incluída um quinto teste nuclear, nos dias prévios ao VII Congresso do Partido dos Trabalhadores norte-coreano, o primeiro em 36 anos, que começará em 6 de maio.