Topo

Queda de helicóptero no litoral da Noruega deixa pelo menos 11 mortos

29/04/2016 10h51

Copenhague, 29 abr (EFE).- Ao menos 11 dos 13 ocupantes do helicóptero que decolou de uma plataforma petrolífera e que caiu nesta sexta-feira perto da costa oeste da Noruega morreram, informaram os serviços de resgate.

As autoridades continuam buscando os outros dois ocupantes do aparelho, que levava 11 noruegueses, um britânico e um italiano. O helicóptero caiu nesta manhã perto da Ilha de Turoy, por causas ainda desconhecidas, quando ia na direção de Bergen, a segunda maior cidade norueguesa em número de habitantes. Os serviços de resgate encontraram o helicóptero a sete metros de profundidade, enquanto algumas peças como o rotor foram achadas em terra.

Os 11 passageiros e os dois tripulantes voavam da plataforma de petróleo Gullfaks B, propriedade da companhia Statoil, que também mobilizou sua equipe de resgate para ajudar nos trabalhos de busca. A Statoil informou que suspendeu os voos de todos os modelos iguais aos do helicóptero que caiu, um Eurocopter EC225.

Outros aparelhos desse modelo se envolveram em vários acidentes nos últimos anos, e durante nove meses ficaram proibidos de voar. A Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA) deu novamente permissão de voo em julho de 2013, de acordo com a TV pública norueguesa "NRK". A EASA aprovou em abril de 2014 uma resolução permanente para os EC225, que incluiu um novo desenho.