China nega acesso de porta-aviões dos EUA a porto de Hong Kong, segundo "CNN"

Washington, 29 abr (EFE).- A China negou ao porta-aviões dos Estados Unidos, o USS John C. Stennis, e a outras embarcações desse país, a realização de uma "visita portuária" ao porto de Hong Kong, informou nesta sexta-feira a emissora "CNN", que citou um responsável do Departamento de Defesa americano.

"Fomos informados recentemente que uma solicitação para realizar uma visita portuária a Hong Kong por parte do USS John C. Stennis e de outras embarcações que o acompanham foi negada", indicou o porta-voz do Pentágono Bill Urban à emissora de televisão americana.

"Temos um longo histórico de visitas portuárias bem-sucedidas a Hong Kong, incluindo a atual visita do USS Blue Ridge e esperamos que continue sendo assim", acrescentou Urban, que acrescentou que, por enquanto, os EUA não conhecem o motivo pelo qual a China negou o acesso de seu porta-aviões ao porto da ex-colônia britânica.

A recusa de Pequim acontece duas semanas depois que o secretário de Defesa dos EUA, Ashton Carter, defendeu nas Filipinas a preservação pacífica da prosperidade no Mar da China Meridional, uma região que é disputada por China, Taiwan, Vietnã e Filipinas, e visitou o USS John C. Stennis.

Nessa visita, Carter confirmou que os EUA e as Filipinas efetuam patrulhas marítimas no Mar da China Meridional e anunciou o aumento da presença militar americana no país asiático.

"Esperamos que os EUA possam corresponder suas palavras com ações e contribuir para o desenvolvimento pacífico das disputas", respondeu a Carter Lu Kang, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, em entrevista coletiva em Pequim no mesmo dia da visita do secretário de Defesa à embarcação americana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos