Cruz mantém otimismo para primária em Indiana, mas pesquisas favorecem Trump

Washington, 2 mai (EFE).- O pré-candidato republicano Ted Cruz se mantém otimista para as eleições primárias que serão realizadas no estado de Indiana nesta terça-feira, apesar de as pesquisas indicarem a vitória do empresário Donald Trump.

O senador pelo Texas está apostando todas as fichas em Indiana, onde hoje fará vários comícios. Em um deles, pelo menos, ele será acompanhado pelo governador do estado, o republicano Mike Pence.

Em Osceola, Cruz comentou aos jornalistas que permanecerá na disputa pela indicação presidencial republicana enquanto tiver um "caminho viável" em direção à vitória.

Cruz e o governador de Ohio, John Kasich, tentam evitar uma vitória de Trump no estado, já que um triunfo do empresário pode fazer com que ele consiga os delegados suficientes para garantir a indicação do partido na convenção de julho, em Cleveland (Ohio).

Graças aos triunfos da semana passada em cinco estados do nordeste do país, Trump tem agora quase 1.000 delegados dos 1.237 necessários para ser proclamado candidato, comparado com os 565 de Cruz e 153 de Kasich.

O empresário nova-iorquino conta com o apoio de 49% dos republicanos inscritos para votar em Indiana contra 34% de Cruz, de acordo com uma pesquisa divulgada neste domingo.

Na semana passada, Cruz e Kasich anunciaram um pacto no qual o governador de Ohio se comprometeu investir recursos e esforços em Indiana para tentar facilitar a vitória do senador contra Trump.

Além de somar o apoio de Pence, Cruz anunciou recentemente que a ex-diretora-executiva da Hewlett-Packard (HP) Carly Fiorina como a vice de sua chapa à presidência dos EUA.

Fiorina também foi pré-candidata à indicação presidencial republicana, mas abandonou a corrida no último dia 10 de fevereiro, após os resultados ruins nas primárias de New Hampshire.

Trump e Cruz disputam o apoio de 57 delegados em Indiana, com um sistema no qual o vencedor leva a maioria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos