De Mistura se reúne com Kerry para tentar desbloquear trégua na Síria

Genebra, 2 mai (EFE).- O enviado especial da ONU para o conflito na Síria, Staffan de Mistura, foi nesta segunda-feira ao hotel onde está hospedado o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, para manter uma reunião sobre como salvar a cessação de hostilidades no país árabe.

Ao entrar no hotel, o mediador se limitou a acenar para a imprensa que estava na entrada do local e não fez nenhum tipo de declaração.

Antes de se encontrar com o enviado especial, Kerry manteve um encontro com seu colega saudita, Adel al-Jubeir.

Kerry chegou ontem à cidade suíça e se reuniu pela noite com o ministro jordaniano das Relações Exteriores, Nasser Judeh, com quem debateu sobre a crise síria.

Em um breve comunicado enviado pelos americanos após dito encontro, especifica que os dois diplomatas debateram sobre como poder revitalizar a cessação das hostilidades em vigor desde 27 de fevereiro e atingido seriamente desde que o governo começou uma ofensiva contra Aleppo -a segunda cidade do país- em 22 de abril.

A ofensiva e a consequente resposta dos grupos armados causou a morte de 250 civis e dezenas de outros feridos.

Kerry disse que tinha "equipes" trabalhando sem cessar para poder restabelecer a cessação das hostilidades.

"Estas são horas cruciais. Esperamos a cooperação russa", disse o secretário de Estado, agregando que espera que o regime "escute a Rússia".

O diplomata americano falou extensamente com seu colega russo, Sergei Lavrov, na sexta-feira por telefone, mas não se sabe se houve ou haverá outros intercâmbios.

Ontem, Moscou anunciou que havia negociações para conseguir um cessar-fogo em Aleppo.

"Atualmente, existem negociações ativas em curso para estabelecer um regime de silêncio na província de Aleppo", afirmou o general Sergei Kouralenko, chefe do centro russo para a reconciliação das partes beligerantes na Síria.

A missão americana em Genebra e os serviços de comunicação da ONU advertiram que não foi programada nenhuma troca com a imprensa após o encontro entre Kerry e de Mistura.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos