EI assume autoria de atentado com 16 mortos no sul de Bagdá

Bagdá, 2 mai (EFE).- O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) assumiu nesta segunda-feira a autoria do atentado contra um grupo de peregrinos xiitas no sul de Bagdá, no qual morreram pelo menos 16 pessoas e outras 42 ficaram feridas.

Em um breve comunicado divulgado através das redes sociais e cuja veracidade não pôde ser confirmada, o EI afirmou que um de seus combatentes, identificado como Seif al Din al Ansari, perpetrou o atentado enquanto dirigia um veículo "com uma carga de explosivos".

Segundo os jihadistas, no ataque, registrado no bairro meridional de Al-Daura, perderam a vida cerca de 40 peregrinos, um número muito superior ao oferecido até o momento por fontes oficiais.

Uma fonte policial indicou anteriormente à Agência Efe que o suicida que conduzia o veículo detonou a carga explosiva durante a passagem de um grupo de peregrinos no cruzamento de caminhos entre os bairros de Al Saidia e Al-Daura.

Os fiéis, de nacionalidade iraquiana, se dirigiam à cidade de Al Kazemiya, ao norte da capital, para celebrar a morte do sétimo imã dos xiitas, Moussa ao Kazem, que viveu no século VIII.

A polícia e o Exército iraquianos reforçaram nestes dias suas medidas para garantir a segurança das estradas pelas quais transitam os peregrinos xiitas, provenientes das províncias do sul do Iraque.

As celebrações em honra do imã Moussa al Kazem viverão seu ponto álgido amanhã.

Este novo atentado ocorre depois que ontem pelo menos 35 pessoas morreram e 73 ficaram feridas após a explosão simultânea de dois carros-bomba na cidade de Samaua, 280 quilômetros ao sul de Bagdá.

No sábado, a explosão de outro veículo deixou 24 mortos em um mercado popular para a venda de gado na zona de maioria xiita de Al Nahrauan, situada aos arredores de Bagdá.

O grupo terrorista Estado Islâmico, que proclamou em junho de 2014 um califado nas zonas do Iraque e Síriasob seu controle, também assumiu a autoria destes dois atentados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos