Ministros de Relações Exteriores do Canadá e Cuba se reúnem em Ottawa

Toronto (Canadá), 2 mai (EFE).- O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla, se reúne nesta segunda-feira em Ottawa com seu colega canadense, Stéphane Dion, no primeiro encontro a este nível que os dois países mantêm desde a chegada ao poder do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.

A visita foi anunciada na noite do domingo pelas autoridades canadenses em comunicado do Ministério das Relações Exteriores que afirma que os dois ministros "explorarão novas áreas de parceria bilateral".

Entre os temas que os dois ministros discutirão estão as "energias renováveis, governo local, cooperação em segurança alimentar, relações comerciais fortes e direitos humanos", acrescentou o comunicado.

Dion afirmou que "os laços entre os canadenses e os cubanos cresceram com o passar dos anos" e que utilizarão "esses alicerces para explorar novas áreas de cooperação".

"Seja com exportações de bens canadenses a Cuba ou com uma cálida recepção em Cuba, os canadenses estão orgulhosos de sua longa e ininterrupta relação com Cuba", acrescentou Dion.

Parrilla também deve se reunir em Ottawa com a ministra de Desenvolvimento Internacional, Marie-Claude Bibeau, assim como outros representantes políticos canadenses.

O Canadá é a maior fonte de turismo para Cuba. Segundo os dados oficiais canadense, em 2014, 39% dos turistas que chegaram à ilha caribenha procederam do Canadá.

Além disso, o comércio bilateral entre os dois países se situou ao redor de US$ 1 bilhão em 2015.

A visita de Parrilla coincide com o recente anúncio do governo da província do Québec que abrirá um escritório em Havana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos