Ofensiva para recuperar estrada no Afeganistão deixa mais de 40 mortos

Cabul, 2 mai (EFE).- Pelo menos 45 supostos insurgentes morreram, ente eles o líder talibã em Kandahar, e 22 ficaram feridos em uma ofensiva das forças afegãs para recuperar uma estratégica estrada no sul do Afeganistão, informaram nesta segunda-feira à Agência Efe fontes oficiais.

"Durante a operação, os talibãs sofreram importantes baixas e seu governador para Kandahar (responsável para esta província), Hayatula, conhecido como Haji Lala, e seu segundo, Ahmadshah Hemat, morreram junto a outros 43 de seus combatentes", precisou o porta-voz da polícia em Kandahar, Zia Duranai.

Duranai acrescentou que outros 22 insurgentes foram feridos, sem que houvesse baixas entre as forças afegãs e vítimas civis.

Esta fonte da polícia de Kandahar, que dirigiu a ofensiva, afirmou que equipes de desminadores trabalham para retirar artefatos terrestres colocados pelos insurgentes na estrada, que comunica as províncias de Kandahar e Uruzgan.

O porta-voz do governador de Uruzgan, Dost Nayab, explicou que a operação do Exército e da polícia afegãos começou por volta das 10h local (1h30, em Brasília) de ontem e se prolongou até a noite.

A forças afegãs retomaram, além disso, 21 postos de controle que os talibãs tinham capturado, acrescentou Nayab.

Os talibãs começaram há duas semanas sua tradicional ofensiva de primavera no Afeganistão.

O governo afegão advertiu que combaterá com toda sua força os que não aceitam a proposta de diálogo formulada em janeiro com apoio do denominado G4 que é integrado Afeganistão, Paquistão, Estados Unidos e China, para acabar com quase 15 anos de guerra.

Os talibãs reiteraram que não participarão de conversas de paz e desde o final de 2015 controlam quase um terço do país, a maior extensão sob seu domínio desde a queda do regime insurgente pela invasão americana em 2001, segundo um relatório do Inspetor Geral para a Reconstrução do Afeganistão dos EUA (SIGAR).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos