Oposição venezuelana coleta quase 2 milhões de assinaturas para referendo

Caracas, 2 mai (EFE).- A oposição venezuelana agrupada na aliança Mesa da Unidade Democrática (MUD) entregou nesta segunda-feira 1,85 milhão de assinaturas ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para pedir a ativação do trâmite para um referendo que revogue o mandato do presidente Nicolás Maduro.

"O procedimento foi cumprido na sede do CNE em Filas de Mariche (...) aonde chegou a pequena frota de veículos pesados que transportava 80 caixas com os formatos correspondentes, os quais, para maior formalidade metodológica, foram devidamente numerados e digitalizados", informou a MUD em comunicado.

De acordo com os detalhes apresentados pelo secretário-executivo da aliança de partidos, Jesús Torrealba, através do Twitter, a oposição entregou à autoridade eleitoral venezuelana "80 caixas, cada uma com 2.500 planilhas, em um total de 200 mil planilhas contendo 1 milhão e 850 mil assinaturas".

"Este é só o início do caminho que culminará com a realização do referendo revogatório e a eleição de um governo de unidade", acrescentou Torrealba em outra mensagem na rede social.

Essas assinaturas são um dos requisitos pedidos pelo CNE para, depois de sua verificação, iniciar os passos necessários para convocar um processo de referendo que poderia cassar o mandato de Maduro.

De acordo com a legislação eleitoral, uma vez verificados estes dados, o CNE dará um novo prazo aos solicitantes para que desta vez entreguem uma coleta de assinaturas em favor do referendo de pelo menos 20% do censo eleitoral, o equivalente a quatro milhões de pessoas.

Maduro anunciou na sexta-feira passada a formação de uma comissão presidencial para verificar "uma a uma" as assinaturas recolhidas pelos opositores, e assim evitar que sejam entregues dados falsos. EFE

igr/rsd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos