Valls reafirma compromisso francês em construção de submarinos australianos

Sydney (Austrália), 2 mai (EFE).- O primeiro-ministro da França, Manuel Valls, reafirmou nesta segunda-feira em Canberra o compromisso de seu governo no milionário projeto de construção dos 12 submarinos australianos pelo grupo francês DCNS, que venceu licitação para tal fim.

"Cumpriremos com todas nossos compromissos, com a criação de empregos na Austrália e a transferência da tecnologia e do conhecimento", disse Valls em entrevista coletiva junto com seu colega australiano, Malcom Turnbull.

Valls acrescentou que este projeto, que representa "a influência da França na região e no mundo," será realizado de acordo com o cronograma e os compromissos financeiros vinculados a este contrato de US$ 38,020 bilhões, que estipula que os submarinos serão construídos na Austrália.

Turnbull negou que seu governo tenha escolhido a proposta francesa em detrimento das de Alemanha e Japão porque busque manter aberta a opção de ter no futuro submarinos nucleares, o que foi descartado no atual projeto de fabricação.

Turnbull destacou os laços históricos que unem Austrália e França e que ambos trabalham estreitamente como parte de uma coalizão internacional na luta contra o Estado Islâmico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos