Aumemta para 60 o número de cubanos chegados aos EUA desde 5ª feira

Miami, 3 mai (EFE).- Nove cubanos chegaram nesta terça-feira à região de Florida Keys, o que aumentou o número de cidadãos do país que desembarcaram nos Estados Unidos para 60 desde a semana passada, segundo informaram os meios de comunicação locais.

O último grupo, composto por sete homens e duas mulheres, chegou a um local conhecido como Travel Town Trailer, no litoral de Key West, disseram fontes policiais.

Segundo declarou ao canal 10 de televisão de Miami a porta-voz do Escritório da xerife do condado de Monroe, Becky Herrin, todos estão em bom estado de saúde e em mãos da polícia de alfândegas e fronteiras dos EUA.

Na segunda-feira, outros nove cubanos chegaram à Islamorada, outra das ilhotas, enquanto na sexta-feir chegaram 12 a Tavernier e sete a uma pequena ilha próxima a Cayo Geiger e na quinta-feira desembarcaram 23 na praia Smathers, em Key West, de acordo com uma apuração do site local KeysNet.

Em virtude da chamada Lei de Ajuste Cubano de 1966, os cubanos que pisam em território dos EUA têm possibilidade de ficar, enquanto os interceptados no mar são devolvidos a Cuba.

Há poucos dias o subsecretário adjunto para a América Latina do Departamento de Estado dos EUA, Francisco Palmieri, indicou que o governo de Barack Obama não deve derrogar essa norma como reivindicam alguns setores da oposição republicana, que consideram que gera abusos e representa uma discriminação.

O temor de que dita lei seja revogada pela normalização de relações entre EUA e Cuba pode estar por trás do aumento na afluência de cubanos para a América Central e também aos EUA.

Segundo a Guarda Costeira dos EUA, no presente ano fiscal, que começou em 1 de outubro, mais de 3,3 mil cubanos foram interceptados no estreito da Flórida.

A instituição precisou que durante o ano passado fiscal, que terminou em 30 de setembro de 2015, 4.473 cubanos tentaram chegar através do estreito da Flórida aos EUA.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos