Ex-presidente da Assembleia de Nova York é condenado a 12 anos de prisão

Nova York, 3 mai (EFE).- O ex-presidente da Assembleia Estadual de Nova York, Sheldon Silver, que chegou a ser um dos três líderes políticos mais poderosos do estado, foi condenado nesta terça-feira a cumprir 12 anos de prisão por receber subornos e comissões ilegais.

A Procuradoria Federal para o Distrito Sul de Nova York tinha recomendado uma condenação de 14 anos de prisão para o político democrata, que liderou a Assembleia por duas décadas e foi considerado culpado no último dia 30 de novembro de sete acusações de corrupção.

Silver, de 72 anos, foi detido em janeiro de 2015 e acusado de ter aceitado US$ 4 milhões em subornos e comissões ilegais em troca de favores a dois escritórios de advogados, uma detenção que causou grande impacto político para além das fileiras democratas.

Segundo a procuradoria, o político, que deverá pagar também uma multa de US$ 1,75 milhão, escondeu esses subornos fazendo-os passar pelo fruto de seu trabalho como advogado.

Antes de escutar sua sentença em uma audiência na corte federal, o outrora poderoso político, que foi eleito pela primeira vez como legislador estadual em 1976, admitiu que tinha decepcionado seus constituintes.

"Sinto muito", afirmou o político, que representou o Baixo Manhattan, incluindo o distrito financeiro, e que chegou à presidência da Assembleia do estado em 1995, cargo que ocupou até 2015.

O procurador para o distrito sul, Preet Bharara, que levou a julgamento outros importantes políticos, garantiu que a sentença é "a justa para a longa carreira de corrupção de Silver".

Quatro meses depois da detenção de Silver foram presos o então líder da maioria republicana no Senado estadual, Dean Skelos, e seu filho Adam, por acusações de extorsão, conspiração e suborno.

Silver e Skelos eram os políticos mais poderosos do estado, junto com o atual governador, Andrew Cuomo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos