Incêndio florestal obriga retirada de milhares de pessoas de cidade canadense

Toronto (Canadá), 3 mai (EFE).- Autoridades do Canadá ordenaram nesta terça-feira a evacuação de grandes áreas da cidade de Fort McMurray, que fica a 2.600 quilômetros a noroeste de Toronto e está ameaçada por incêndios nas florestas que a cercam.

A cidade, onde vivem mais de 60 mil pessoas, muitas delas imigrantes, é um dos centros da indústria petrolífera do país.

A retirada obrigatória afeta milhares de pessoas, o que está causando graves problemas nas estradas de saída de Fort McMurray, segundo a emissora de rádio local "KAOS", que relatou cenas de pânico entre os moradores.

Várias residências foram destruídas pelo fogo, embora as autoridades tenham dito que não têm informações sobre vítimas até o momento.

Pelo menos 12 bairros da cidade - praticamente a metade de seu território total - estão sob ameaça dos incêndios florestais que começaram na noite de domingo nas proximidades de Fort McMurray.

As autoridades da província de Alberta, onde fica Fort McMurray, afirmaram em entrevista coletiva que a situação mudou dramaticamente na últimas horas, quando as chamas, empurradas por fortes ventos e temperaturas inusitadamente elevadas para esta época do ano, mudaram de direção.

A única estrada que liga a cidade ao sul da província de Alberta, a de número 63, foi bloqueada pelas chamas, por isso a rota de evacuação dos habitantes é rumo ao norte.

A primeira-ministra da província de Alberta, Rachel Notley, declarou que as autoridades estão "concentradas totalmente em garantir a segurança da população e tirá-la da cidade".

As autoridades também pediram calma e uma retirada ordenada.

Notley também afirmou que a província está buscando locais para abrigar os milhares de evacuados e que também solicitou o envio de bombeiros de outras regiões para combater as chamas que cobrem uma área de 26 quilômetros quadrados.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, postou no Twitter uma mensagem expressando que seus "pensamentos estão com a população afetada pelo incêndio em Fort McMurray".

"Permaneçam seguros e lembrem de seguir as ordens de evacuação", acrescentou Trudeau.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos