Trump vence primária republicana de Indiana, segundo imprensa americana

Washington, 3 mai (EFE).- O pré-candidato à presidência dos Estados Unidos Donald Trump venceu nesta terça-feira por ampla margem as eleições primárias do Partido Republicano no estado de Indiana, segundo projeções dos principais veículos de imprensa do país.

Caso se confirme a vitória, Trump levará a maioria dos 57 delegados em disputa nesse estado e ficará mais perto de conseguir o total de 1.237 necessário para obter a indicação do partido para disputar as eleições presidenciais de novembro.

Indiana tinha concentrado o último grande esforço de seu principal adversário, o senador Ted Cruz, e da chamada "campanha anti-Trump", que tentaram evitar uma nova vitória do bilionário nova-iorquino para conseguir que a convenção republicana de julho - quando o vencedor da indicação deve ser anunciado - não tivesse um pré-candidato com todos os delegados necessários para conseguir a indicação.

Cruz havia chegado a Indiana com uma agenda intensa (só na segunda-feira chegou a dar dez discursos no estado), e os grupos da campanha "anti-Trump" (de tendência conservadora, mas afastados dos posicionamentos do magnata) gastaram milhões de dólares em publicidade na TV com anúncios que criticavam o magnata.

No entanto, todos estes esforços não impediram que Trump alcançasse uma ampla vitória neste estado do Meio Oeste industrial de EUA, uma região de características socioeconômicas parecidas com as dos estados de Illinois, Michigan e Pensilvânia, em cujas primárias ele levou a melhor.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos