Cidade no Canadá é totalmente evacuada por causa de incêndio

  • Mary Anne Sexsmith-Segato/The Canadian Press via AP

A cidade de Fort McMurray, no noroeste do Canadá, que conta com cerca de 70 mil habitantes, recebeu a ordem de evacuar toda a sua população devido a um incêndio florestal, que pode destruir toda a comunidade.

As autoridades municipais ordenaram a evacuação obrigatória às 18h20 locais desta terça-feira (21h20 de Brasília) e solicitaram aos moradores da cidade que sigam rumo ao norte para evitar as chamas que bloqueiam a única estrada que liga Fort McMurray com a região sul da província de Alberta.

"Sejam pacientes, dirijam com cuidado e, por favor, cedam passagem para os veículos de emergência", explicaram as autoridades municipais.

A ordem de evacuação total aconteceu devido ao "rápido avanço do incêndio" no norte, que é na atualidade a única rota de escape da cidade.

As autoridades da província de Alberta, por sua vez, informaram que mais de 100 pacientes que se encontravam no hospital Northern Lights Regional Health Centre foram evacuados.

Uma das principais preocupações das autoridades agora é conseguir alojamento para todas as pessoas que estão fugindo do incêndio.

Comunidades limítrofes a Fort McMurray, assim como as principais empresas que operam na região, um dos principais centros petrolíferos do Canadá, disponibilizaram alguns locais para receber milhares de pessoas.

A comunidade de Lac La Biche disse que está esperando a chegada de entre 500 e mil veículos de pessoas que estão deixando Fort McMurray.

Imagens transmitidas pelas emissoras locais de televisão mostram um incêndio gigantesco nas florestas que cercam a cidade, alimentado pelas altas temperaturas incomuns na região e por fortes ventos que empurraram as chamas em direção ao centro da cidade.

Apesar de o fogo ainda não ter causado vítimas, várias casas já foram consumidas pelas chamas.

As imagens também mostram longas filas de veículos engarrafando as rotas de escape da cidade.

As autoridades canadenses estão pedindo aos moradores de Fort McMurray que deixem a cidade com calma e sigam suas instruções.

O ministro de Segurança Pública do Canadá, Ralph Goodale, disse em comunicado que recomenda aos residentes de Fort McMurray "que sigam as instruções de agentes e autoridades locais. Se sua evacuação foi ordenada, por favor, proceda com a mesma para sua própria segurança".

A primeira-ministra da província de Alberta, Rachel Notley, declarou em entrevista coletiva que as autoridades estão "totalmente concentradas em garantir a segurança da população e em retirá-los da cidade".

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, explicou através do Twitter que tinha conversado com a governante provincial para "oferecer o apoio de nosso governo ao povo de Fort McMurray". "Estamos prontos para ajudar", disse o premiê.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos