Eleições presidenciais francesas são marcadas para 23 de abril de 2017

Paris, 4 mai (EFE).- A França realizará suas próximas eleições presidenciais em 23 de abril - o primeiro turno - e em 7 de maio de 2017, se for necessário um segundo turno, e as legislativas acontecerão dias 11 e 18 de junho do ano que vem, anunciou nesta quarta-feira o porta-voz do governo, Stéphane Le Foll.

O também ministro da Agricultura acrescentou ao término do Conselho de Ministros que a eleição ao Senado está programada para o 24 de setembro do ano que vem.

Nas eleições presidenciais passadas, em maio de 2012, o socialista François Hollande assumiu o Palácio do Eliseu após derrotar o conservador Nicolas Sarkozy com 51,56% dos votos.

rMas o cenário das próximas presidenciais está mais aberto do que nunca, embora as pesquisas apontem que a líder do ultradireitista Frente Nacional (FN), Marine le Pen, é a principal favorita para vencer no primeiro turno.

No entanto, as chances de Le Pen em um eventual segundo turno, ela é dada como derrotada diante de qualquer possível oponente.

Nem Hollande nem Sarkozy confirmaram até agora se disputarão o Eliseu, apesar da popularidade deles estar severamente prejudicada.

Segundo uma pesquisa da casa TNS-Sofres-Onepoint divulgada hoje, o atual presidente tem a confiança de apenas 13% dos franceses.

No campo conservador, Sarkozy aparece claramente atrás do ex-primeiro-ministro Alain Juppé em todas as pesquisas para as primárias da centro-direita, que deverá escolher seu candidato presidencial em novembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos