Eleições presidenciais francesas serão em 23 de abril de 2017

Paris, 4 mai (EFE).- A França realizará suas próximas eleições presidenciais em 23 de abril - primeiro turno- e 7 de maio de 2017 - segundo turno-, enquanto as legislativas acontecerão entre 11 e 18 de junho desse mesmo ano, anunciou nesta quarta-feira o porta-voz do governo, Stéphane Le Foll.

O também ministro da Agricultura acrescentou ao término do Conselho de Ministros que o pleito ao Senado está programado para 24 de setembro do ano que vem.

Nas passadas eleições presidenciais, que ocorreram em maio de 2012, o socialista François Hollande chegou ao Palácio do Eliseu após derrotar o conservador Nicolas Sarkozy com 51,56% dos votos.

O cenário perante as próximas presidenciais está mais aberto do que nunca, embora as pesquisas coincidam em apontar que a líder do ultradireitista Frente Nacional (FN), Marine le Pen, é a principal favorita para vencer no primeiro turno.

No entanto, as opções de Le Pen em um eventual segundo turno diminuem até ser dada como derrotada perante qualquer possível oponente.

Nem Hollande e nem Sarkozy confirmaram até agora que concorrerão, apesar da popularidade de ambos estar severamente danificada neste momento.

Segundo uma pesquisa da empreas TNS-Sofres-Onepoint divulgada hoje, o atual presidente tem a confiança de somente 13% dos franceses.

Enquanto isso, Sarkozy aparece claramente atrás do ex-primeiro-ministro Alain Juppé em todas as pesquisas para as primárias nas quais a centro-direita deverá escolher seu candidato presidencial, em novembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos