Premiê da Turquia pode deixar o cargo após perder respaldo do presidente

Istambul, 4 mai (EFE).- O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, pode ser afastado do poder em um próximo congresso do governamental Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP) após perder o respaldo do presidente, Recep Tayyip Erdogan, segundo assegurou nesta quarta-feira a emissora "CNNTÜRK".

A suposta decisão de convocar um congresso extraordinário do AKP, que vários veículos de comunicação turcos já dão como certo, foi vazada após uma reunião realizada hoje entre Davutoglu e Erdogan.

O primeiro-ministro e aquele que durante mais de uma década foi seu mentor político conversaram durante quase duas horas em um encontro que a imprensa turca considerou crucial, dadas as tensões que afloraram nas últimas semanas entre ambos.

Segundo a "CNNTÜRK", o congresso do AKP será realizado provavelmente no final de maio e a expectativa é que Davutoglu não apareça entre os candidatos a dirigir o partido.

A oposição há tempos acusa Erdogan de continuar movimentando todos os fios do AKP, partido que fundou em 2001, mas que teve que abandonar em 2014, ao chegar ao cargo de presidente, sem adscrição partidária segundo a Constituição.

Até agora, Davutoglu não confrontou publicamente o presidente, mas é considerado uma espécie de contrapeso a Erdogan, que está há meses anunciando sua intenção de modificar as atribuições de seu cargo por meio de uma reforma constitucional e assumir amplos poderes executivos.

Davutoglu dará amanhã uma entrevista coletiva, uma vez concluída a reunião da cúpula do partido governamental, segundo informa a agência de notícias "Anadolu".

Por sua vez, o jornal pró-governo "Sabah" dá como certo que nesta reunião se decidirá a data do congresso do AKP.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos