Aeroporto de Áden retoma voos após vários meses de suspensão

Sana, 5 mai (EFE).- O aeroporto internacional da cidade de Áden, no sul do Iêmen, retomou nesta quinta-feira os voos após vários meses de suspensão de sua atividade devido ao conflito armado na cidade, informaram à Agência Efe fontes aeroportuárias.

O primeiro avião da companhia aérea iemenita com 198 passageiros a bordo aterrissou ao meio-dia de hoje (horário local) no aeroporto procedente do Cairo.

O ministro de Transporte iemenita, Murad al Halemi, que está atualmente exilado na capital saudita, informou ontem ao Gabinete que o aeroporto de Áden seria reaberto nesta quinta-feira.

O voo que decolou do Egito é o primeiro comercial que chega a Áden desde que foram suspensas as viagens em novembro do ano passado, devido à deterioração da situação de segurança na cidade, atual sede provisória do governo iemenita.

Vários ministros e representantes do presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi retornaram à cidade no semestre passado, depois que o Executivo foi expulso da mesma em março de 2015 pelos rebeldes houthis, que tomaram o controle da capital em setembro de 2014.

O vazio de poder nos últimos meses fez com que a situação tenha se deteriorado nas ruas de Áden, onde as forças do Governo ainda não conseguiram impor sua autoridade e restabelecer a segurança.

A cidade é palco frequente de assassinatos de políticos e membros das forças de segurança, devido ao aumento da presença de grupos jihadistas como Estado Islâmico e Al Qaeda.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos