Em data comemorativa para mexicanos, Trump diz "amar" hispânicos

Nova York, 5 mai (EFE).- O empresário Donald Trump, pré-candidato pelo Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos, aproveitou a festividade de 5 de maio, comemorada pelos mexicanos, para afirmar que "ama" os hispânicos e se mostrar no Twitter comendo um prato típico da culinária do país vizinho, o taco.

Nesta quinta-feira foi completado o 154º aniversário da vitória das tropas do México na região de Puebla sobre o exército invasor de Napoleão, apesar de estarem em menor número, mal armadas e com pouco treino.

"Feliz Cinco de Maio! O melhor prato de tacos é servido na Trump Tower Grill. Amo os hispânicos", disse o bilionário, que aparecia sorridente Trump em seu escritório em Manhattan.

Segundo jornais locais como o "Daily News", o menu da Trump Tower Grill não inclui tacos. Quem os faz é o Trump Coffee, outro estabelecimento que fica dentro do arranha-céu do magnata.

Ao longo de sua campanha, Trump fez comentários sobre os mexicanos, aos quais acusou de narcotraficantes e violadores, e prometeu que, se for eleito, construirá um muro na fronteira entre EUa e México e fará o país vizinho pagá-lo.

Trump também atacou outros grupos, especialmente os muçulmanos, o que provocou indignação destas comunidades, ativistas e políticos.

A reação à publicação de Trump no Twitter não demorou a aparecer. Pré-candidata pelo Partido Democrata à presidência, Hillary Clinton reprovou através de sua conta na rede social a atitude contraditória do republicano para com os latinos.

Hillary afirmou que enquanto hoje Trump dizia "amar" os hispânicos, há apenas um dia afirmava suas intenções de "deportá-los".

Após as desistências nesta semana de Ted Cruz e John Kasich, que concorriam à presidência também pelo Partido Republicano, Trump passou a despontar como o provável escolhido para representar a legenda nas eleições de novembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos