EUA indicam nova secretária-adjunta para Assuntos do Hemisfério Ocidental

Washington, 5 mai (EFE).- Mari Carmen Aponte, embaixadora dos Estados Unidos em El Salvador desde 2012, substituirá Roberta Jacobson como secretária-adjunta de Estado para Assuntos do Hemisfério Ocidental, informou nesta quinta-feira o Departamento de Estado.

O vice-porta-voz do Departamento de Estado, Mark Toner, detalhou que Mari Carmen passará a ser de maneira "imediata" responsável "interina" pelas relações com os demais países da América, já que sua nomeação não passará pela aprovação do Senado, que ratifica o caráter definitivo do cargo.

Em entrevista coletiva, Toner lembrou que Mari Carmen, nascida em Porto Rico, tem uma longa e distinta trajetória diplomática e foi uma bem-sucedida empreendedora e advogada.

"Em El Salvador teve como prioridade expandir a prevenção do crime, crescimento econômico e avanço rumo à democracia, o desenvolvimento sustentável e o respeito aos direitos humanos", informou em comunicado o Departamento de Estado.

A nomeação de Mari é algo pouco habitual, já que passará a ocupar o posto sem se submeter ao processo de confirmação do Senado e, portanto, terá um caráter de interinidade que poderia se prolongar até janeiro de 2017, quando termina o mandato do presidente dos EUA, o democrata Barack Obama.

Mari Carmen conhece bem a dificuldade de passar pelo procedimento legislativo, já que foi indicada por Obama para ser embaixadora perante a Organização dos Estados Americanos (OEA) em julho de 2014, mas nunca foi confirmada pelo Senado, que desde outono desse ano tem maioria republicana.

Mari Carmen se tornou em 2012 a primeira mulher porto-riquenha que representa os EUA como embaixadora.

Jacobson, que foi confirmada no final de abril como nova embaixadora no México, foi a principal cara da diplomacia americana na América Latina desde 2012 e, durante seu mandato, foram feitas alianças para a luta contra o narcotráfico, a criminalidade e se formalizou a histórica restauração das relações diplomáticas com Cuba.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos