Exército israelense descobre novo túnel do Hamas entre Gaza e Israel

Jerusalém, 5 mai (EFE).- O exército de Israel encontrou nesta quinta-feira um novo túnel construído pela milícia islamita palestina do Hamas que entrava em Israel desde a Faixa de Gaza, informou o tenente-coronel Peter Lerner.

"O túnel foi descoberto há três ou quatro horas. Não sabemos exatamente sua extensão, nem quando foi construído, mas tem uma profundidade de 28 a 29 metros", descreveu o militar em entrevista coletiva telefônica com os principais meios de comunicação estrangeiros credenciados em Israel.

O anúncio foi feito após uma jornada de confrontos na fronteira, em que a milícia do Hamas e o exército israelense se enfrentaram pela primeira vez, em terra, desde a guerra de 2014, que durou 50 dias.

Lerner, que não informou se há mais túneis, destacou que a descoberta foi produto de uma busca durante os últimos meses e a aplicação de novas tecnologias no rastreamento.

"Os sucessivos disparos contra nossas forças em várias situações, incluídas as que estão onde o túnel foi descoberto, confirma que o Hamas se dá conta que estamos à espreita", afirmou o alto comando sobre os confrontos armados das últimas 24 horas.

Quatro civis palestinos ficaram feridos em um dos bombardeios israelenses em Gaza antes do amanhecer de hoje, que foram uma resposta ao lançamento de projéteis de morteiros contra posições militares.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos