Primeiro-ministro turco deixará a liderança do governante AKP em 22 maio

Ancara, 5 mai (EFE).- O partido governamental da Turquia, o islamita AKP, elegerá um novo líder no congresso extraordinário de 22 de maio, em substituição ao atual primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu, afirmou nesta quinta-feira o jornal turco "Sabah".

Segundo analistas turcos, a substituição do chefe do partido ajudará Davutoglu a renunciar também a seu cargo de primeiro-ministro, que seria assumido por um dos homens de confiança do presidente do país e fundador do AKP, Recep Tayyip Erdogan.

A informação foi filtrada após uma breve reunião da cúpula do partido, realizada nesta quinta-feira, e é esperada uma declaração de Davutoglu perante a imprensa.

Os meios de comunicação turcos especulam que Erdogan, fundador do AKP em 2001 que teve que deixar o partido ao se transformar em presidente em 2014, tenta ampliar seu controle sobre a formação, ao mesmo tempo que prepara uma reforma constitucional para transformar a república parlamentar em uma presidencial.

As especulações se intensificaram desde sexta-feira passada, quando o partido islamita que governa a Turquia desde 2002 decidiu retirar de Davutoglu o poder de nomear dirigentes locais da formação, considerado um sinal óbvio da luta interna de poder.

Poucas horas antes da reunião de hoje, um assessor do presidente, Cemil Ertem, afirmou à rede "NTV" que, apesar de pode haver mudanças na cúpula do governo, em nenhum caso haverá eleições antecipadas e o AKP permanecerá no poder até o final da legislatura em 2019.

Não haverá "mudanças na política econômica do governo" e "os mercados vão reagir positivamente ao congresso (previsto do partido)", disse o assessor, em uma tentativa de acalmar os mercados depois que a Bolsa de Istambul acumulou uma perda de 9% desde sexta-feira passada.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos