Líder trabalhista se antecipa e parabeniza Khan por vitória em Londres

Londres, 6 mai (EFE).- O líder do Partido Trabalhista do Reino Unido, Jeremy Corbyn, se antecipou nesta sexta-feira e parabenizou o companheiro de partido, Sadiq Khan, pela vitória nas eleições para a prefeitura de Londres antes da divulgação do resultado oficial.

"Não posso esperar para trabalhar contigo e criar uma Londres mais justa para todos", escreveu Corbyn no Twitter.

Apesar do resultado do pleito ainda não ter sido divulgado, a emissora "SkyNews" já confirmou a vitória do candidato trabalhista, que será o primeiro prefeito muçulmano da história de Londres, uma capital com mais de 8 milhões de habitantes.

Se confirmadas as previsões de Corbyn e da "SkyNews", Khan terá vencido o conservador Zac Goldsmith, atual deputado no parlamento de Westminster pela região de Richmond Park (sudoeste de Londres).

O resultado definitivo será conhecido após a conclusão da apuração da primeira e segunda escolhas. Para vencer diretamente no primeiro caso, o candidato deve obter 50% de respaldo. Se isso não ocorrer, são consideradas as segundas opções dos eleitores, sobrando apenas os dois candidatos mais votados. Vence o pleito quem tiver mais votos na segunda fase da votação.

Em declarações divulgadas hoje, Corbyn sugeriu que a campanha difamatória realizada por Goldsmith contra Khan contribuiu para a vitória do Partido Trabalhista no pleito.

Corbyn se referiu ao fato de Goldsmith - procedente de uma família rica e de origem judaica - ter estabelecido vínculos entre o candidato trabalhista, de procedência humilde e islâmica, com "muçulmanos extremistas".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos