Morre no Chile viúva de ex-ditador da extinta Alemanha Oriental

Santiago do Chile, 6 mai (EFE).- Margot Honecker, viúva do ex-chefe de Estado da extinta República Democrática Alemã (RDA), a Alemanha Oriental, Erich Honecker, morreu nesta sexta-feira, aos 89 aos, em Santiago, vítima de um câncer.

De acordo com informações repassadas por parentes à emissora "Canal 24 Horas", Margot, que era conhecida como "a bruxa púrpura", por causa de seu cabelo tingido nesta cor e sua firme personalidade, morreu às 7h15 locais (mesmo horário em Brasília).

Margot era viúva de Erich Honecker (1912-1994), que comandou a Alemanha Oriental entre 1976 e 1989, um ano antes do desaparecimento do país como consequência da queda do Muro de Berlim e do fim da União Soviética.

Ambos se refugiaram em dezembro de 1991 na embaixada do Chile em Moscou, comandada na época por Clodomiro Almeyda, amigo do casal e também socialista, e permaneceram no local até julho de 1992.

O governo da Rússia então, após uma negociação diplomática, entregou Erich às autoridades alemãs, que o julgaram pela morte de 49 pessoas que tentaram cruzar o Muro de Berlim. Margot, por outro lado, viajou para o Chile, acompanhada de sua filha, Sonia.

Erich foi libertado por razões humanitárias no início de 1993, já que sofria de um câncer terminal, e acabou morrendo em maio de 1994, no Chile, para onde viajou após sair da prisão.

Desde então, Margot vivia em Santiago com uma pensão de US$ 750 paga pelo governo da Alemanha, já que seu trabalho como ministra da Educação do governo do marido não foi reconhecido.

Até pouco tempo, Margot, que sempre foi fiel às ideias comunistas, viajava uma vez por ano a Cuba, onde ficava por cerca de um mês para se submeter a exames médicos.

Em 2012, uma das poucas vezes que a viúva do ex-ditador quebrou o silêncio, concedeu uma entrevista à emissora alemã "ARD", na qual defendeu o regime da Alemanha Oriental e o Muro de Berlim. Margot chamou de "estúpidos" os que morreram tentando cruzá-lo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos