Pesquisa oficial coloca PP como primeira força na Espanha, embora em baixa

Madri, 6 mai (EFE).- O Partido Popular (PP, de centro-direita) tem 27,4% de intenções de voto na Espanha, a pouco mais de mês e meio das novas eleições legislativas, à frente do PSOE (socialistas) e do Podemos (esquerda), o que indica um cenário sem maiorias claras.

Uma pesquisa do oficial Centro de Pesquisas Sociológicas (CIS), publicada nesta sexta-feira, deixou o segundo posto com os socialistas, com 21,6%, seguido pelo Podemos com 17,7% e Ciudadanos (liberais) com 15,6%.

Com estes prognósticos, o PP perderia 1,3 pontos em relação ao que conseguiu nas legislativas de 20 de dezembro, os socialistas cairiam 0,4% e o Podemos perderia três pontos, e somente os liberais cresceriam, 1,6%.

A pesquisa, realizada com 2.500 pessoas em abril, foi realizada quando já havia a certeza de que fracassariam as negociações para garantir a governabilidade da Espanha.

O único tentativa foi o protagonizada por PSOE e Ciudadanos, que não conseguiram mais do que 131 votos dos 350 do Congresso para formar governo após as eleições de dezembro, em que pela primeira vez nenhum partido conseguiu maioria absoluta para governar.

Segundo a pesquisa divulgada hoje, os eleitores penalizaram principalmente o PP e o Podemos, e seus respectivos líderes, Mariano Rajoy e Pablo Iglesias, têm a pior avaliação, enquanto o liberal Albert Rivera cresceu nesse âmbito.

Em quinto lugar ficou o partido Esquerda Unida, com uma estimativa de 5,4% dos votos, e que atualmente negocia uma eventual coalizão eleitoral com o Podemos, o que os posicionaria como a segunda força política, um ponto e meio acima do PSOE, mas a cinco do PP, que governa interinamente desde dezembro.

A Espanha terá novas eleições em junho por causa da falta de acordo para pactuar um governo, um fato inédito no país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos