Trabalhista Sadiq Khan é eleito primeiro prefeito muçulmano de Londres

Londres, 7 mai (EFE).- Candidato pelo Partido Trabalhista, Sadiq Khan foi anunciado nesta sexta-feira como o novo prefeito de Londres e será o primeiro muçulmano a ocupar o cargo.

Khan, de 45 anos e filho de imigrantes paquistaneses, foi o mais votado no pleito realizado ontem e cujos resultados foram divulgados hoje. Ele sucederá como prefeito o conservador Boris Johnson.

O trabalhista venceu com 56,8% dos votos contra os 43,2% do conservador Zac Goldsmith, segundo o resultado oficial divulgado ao término de uma apuração que demorou mais que o esperado.

Após a vitória, Khan agradeceu aos eleitores por terem depositado sua confiança nele e por ter feito "algo que parecia impossível". Advogado especializado em direitos humanos, ele afirmou que nunca imaginou que chegaria ao cargo de prefeito da capital britânica devido a sua origem humilde, apesar de ter sido criado em uma moradia de proteção social.

"Quero que cada londrino tenha a mesma oportunidade que esta cidade deu a mim e a minha família", afirmou Khan, agradeceu aos eleitores que escolheram a "esperança" em vez "da divisão e do temor", em uma clara referência à difícil campanha eleitoral.

A vitória de Khan foi recebida com entusiasmo pelo líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, que inclusive parabenizou o companheiro de legenda pelo Twitter antes do resultado oficial.

"Não posso esperar para trabalhar contigo e criar uma Londres mais justa para todos", escreveu Corbyn.

O prefeito em fim de mandato, Boris Johnson, também parabenizou Khan e desejou "todo o sucesso possível" para que "realize um dos melhores trabalhos na política britânica".

"Não tenho dúvidas de que o novo prefeito poderá utilizar os crescentes poderes deste posto para levar melhoras às vidas dos londrinos", afirmou o conservador.

Khan recebeu também as felicitações da irmã do rival nas eleições, a jornalista e defensora dos direitos humanos Jemima Goldsmith, famosa no Reino Unido por ter sido casada com o político paquistanês e ex-jogador de críquete Imran Khan.

"Felicitações a Sadiq Khan, o primeiro muçulmano prefeito de Londres, uma cidade de todas as culturas, origens e religiões. Um grande exemplo para os jovens muçulmanos", disse Jemima no Twitter.

O novo inquilino do City Hall, edifício que fica em frente à emblemática Tower Bridge, terá a responsabilidade sobre questões como transporte, polícia, meio ambiente e habitação em Londres.

No entanto, a crise de moradia na capital britânica, gerada pela falta de imóveis acessíveis, é um dos desafios que Khan terá que enfrentar e um dos temas mais citados nos debates eleitorais.

Com preços para venda que disparam a cada mês e valores exorbitantes de aluguel, o novo prefeito terá a difícil tarefa de apoiar a construção de casas acessíveis para ajudar os trabalhadores londrinos com salários mais baixos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos