Trabalhista Sadiq Khan lidera apuração por prefeitura de Londres

Londres, 6 mai (EFE).- O candidato trabalhista à prefeitura de Londres, o muçulmano Sadiq Khan, lidera até o momento a apuração, seguido pelo "tory" (conservador) Zac Goldsmith, segundo a apuração de votos ao vivo realizada na capital britânica.

Apesar deste sistema eletrônico de apuração das eleições locais de Londres não fornecer o percentual exato que cada candidato tem, revelou que Khan é o político que está à frente para substituir o conservador Boris Johnson, embora esteja seguido de perto por Goldsmith.

Esse dado foi divulgado após a conclusão dos resultados da apuração dos votos de primeira preferência.

No entanto, será necessário esperar até esta tarde para saber qual é o resultado definitivo, assim que for concluído o sistema de primeira e de segunda preferência da votação.

Em declarações à imprensa na cidade de Sheffield, no norte da Inglaterra, o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, sugeriu hoje que a campanha "difamatória" feita pelo candidato conservador às eleições contra Khan contribuiu para ajudar o Trabalhismo neste pleito.

Corbyn se referiu ao fato de Goldsmith - oriundo de uma rica família de tradição financeira e de origem judaica - ter insinuado que o candidato trabalhista, de procedência humilde e muçulmano, tem vínculo com os "muçulmanos extremistas".

"Esta campanha mesquinha dos 'tories', a maneira como tentaram caluniar Sadiq Khan, os métodos que empregaram e a linguagem que usaram, teve um grande efeito, exatamente da forma que (os conservadores) não queriam", avaliou Corbyn.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos