Flores de Síria e Nigéria revelam isolamento da Coreia do Norte

Pyongyang, 6 mai (EFE).- O líder da Coreia do Norte Kim Jong-un apenas recebeu flores dos presidentes de Síria e Nigéria por ocasião do VII Congresso do Partido dos Trabalhadores, informou neste sábado o jornal "Rodong Sinmun", o que evidencia o isolamento vivido pelo regime comunista.

Os presidentes da Síria, Bashar al Assad, e da Nigéria, Muhammadu Buhari, foram os únicos líderes internacionais que parabenizaram desta maneira o líder norte-coreano que, no entanto, foi presenteado com flores por todas as delegações diplomáticas presentes no país e associações de amigos do regime no exterior.

O VII Congresso do Partido dos Trabalhadores de Coreia (PTC), que acontece pela primeira vez desde 1980, começou ontem com a presença de mais de 3 mil delegados. Agora, no entanto, nenhuma delegação internacional viajou a Pyongyang como em outras edições.

O regime norte-coreano foi alvo da condenação quase unânime da comunidade internacional desde que realizou em janeiro seu quarto teste nuclear e, um mês depois, o lançamento de um foguete espacial, o que a comunidade internacional considera um teste encoberto de mísseis intercontinentais.

Nem mesmo a China, um aliado histórico de Pyongyang, enviou qualquer representante ao Congresso, que há 36 anos contou com a presença de delegações internacionais de Pequim, Moscou e Havana.

O "Rodong Sinmun" detalhou hoje na página três de sua edição impressa que o presidente da Síria enviou no dia 6 de maio uma cesta de flores a Kim Jong-un através de seu embaixador na Coreia do Norte.

"Enviamos a mais alta felicitação e glória a sua excelência o marechal Kim Jong-un", detalhou o jornal, que também relatou que o presidente de Uganda, Yoweri Museven, parabenizou o líder, mas não enviou flores.

Durante o discurso de abertura do Congresso, feita a portas fechadas, Kim Jong-un elogiou os testes recentes, nuclear e de mísseis, e assegurou que os mesmos promovem a dignidade e o poder do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos