Partido Comunista chinês felicita seu par norte-coreano por Congresso

Pequim, 7 mai (EFE).- O Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) felicitou seu equivalente norte-coreano, o Partido dos Trabalhadores de Coreia (PTC), na abertura de seu VII Congresso em Pyongyang, informou neste sábado o jornal oficial chinês "Global Times".

O Congresso, o primeiro desde 1980, "é um grande acontecimento na vida do partido e do povo norte-coreano, e terá um grande impacto na causa socialista", afirmou PCCh em sua mensagem.

"O PCCh deseja que o povo norte-coreano, sob a liderança do PTC, continue suas conquistas na missão de construir o socialismo", acrescentou o "Global Times", que é parte do grupo midiático "Diário do Povo", o principal porta-voz do comunismo chinês.

China e Coreia do Norte são aliados ideológicos desde a época da Guerra da Coreia, na década de 1950, na qual a intervenção chinesa foi essencial para conter o avanço americano e garantir a sobrevivência do regime comunista norte-coreano.

Mais de 60 anos depois, Pequim continua sendo um importante parceiro econômico para Pyongyang e sua principal fonte de ajuda humanitária, mas os testes nucleares da Coreia do Norte, que foram alvo de reprovação da China e da comunidade internacional, distanciaram os dois tradicionais aliados.

Talvez por isso, o governo chinês não enviou representantes ao Congresso em Pyongyang, e o ministro das Relações Exteriores chinês se recusou a fazer comentários sobre a histórica reunião política ao longo desta semana.

Em nível de partidos, em todo caso, o PCCh destacou em sua mensagem a história de amizade de ambas as formações políticas.

"A amizade da China e da República Popular Democrática de Coreia foi forjada pessoalmente e conservada cuidadosamente pelos antigos líderes dos dois países", ressaltou o PCCh.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos