Polícia prende 3 na Turquia por atentado contra jornalista Can Dündar

Istambul, 7 mai (EFE).- A polícia da Turquia deteve neste sábado duas pessoas, além do homem que havia sido detido ontem, que estariam ligados ao atentado contra o jornalista Can Dündar, que foi condenado ontem a cinco anos de prisão por "revelação de segredos de Estado".

Murat Sahin, de 38 anos, disparou ontem contra Dündar na porta do tribunal de Istambul, durante o recesso do julgamento do jornalista e de seu colega, Erdem Gül, mas ele falhou e só feriu levemente outro repórter.

O agressor foi imobilizado e entregue à polícia, que agora prendeu os dois possíveis cúmplices, que saberiam do plano de Sahin, segundo o jornal Hürriyet.

Sahin negou ter recebido ordens e afirmou que agiu completamente sozinho, por antipatia e para "dar uma lição" no jornalista, a quem não conhecia pessoalmente.

Nos últimos meses, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, atacou duramente Dündar, diretor do jornal "Cumhuriyet", e Gül, chefe da redação de Ancara, por publicar imagens de um suposto envio de armas da Turquia à Síria, realizado em 2014 e escoltado pelos serviços secretos turcos.

Dündar foi condenado ontem a cinco anos e 10 meses de prisão e Gül, a cinco anos, por "revelação de segredos de Estado", após a promotoria deixar de lado a acusação de "golpe de Estado" e "espionagem". Ambos estão em liberdade enquanto o recurso da defesa corre no Supremo.

A organização internacional Human Rights Watch criticou o caso em comunicado, e chamou de "julgamento político que faz parte da repressão contínua contra a imprensa e contra a divulgação de informações que o público tem direito de saber".

"A decisão de condenar a Dündar e Gül a longas penas de prisão por publicar a notícia mostra como os tribunais na Turquia cumprem a campanha do presidente Erdogan de vingança contra os que o criticam", afirmou o comunicado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos