Trabalhista Sadiq Khan toma posse na prefeitura de Londres

Londres, 7 mai (EFE).- O trabalhista Sadiq Kahn assumiu neste sábado o cargo de prefeito de Londres em uma cerimônia realizada em uma catedral, de onde lançou uma mensagem de unidade ao prometer que representará todas as comunidades da capital britânica.

Kahn, o primeiro prefeito muçulmano de uma capital da União Europeia (UE), elegeu um templo cristão, a catedral de Southwark, ao lado do rio Tâmisa, para assumir as rédeas da cidade, substituindo o conservador Boris Johnson.

O político trabalhista, de 45 anos, venceu com uma cômoda vantagem o "tory" Zac Goldsmith, de 41 anos, após uma campanha eleitoral negativa pelos vínculos que o conservador tentou estabelecer entre Khan e "muçulmanos extremistas".

Ao assumir a prefeitura, Khan disse que está determinado a liderar uma administração "transparente" e representar "cada uma das comunidades" da capital britânica.

Khan, filho de imigrantes paquistaneses, lembrou que foi criado em uma casa de proteção social e admitiu que nunca imaginou que chegaria à prefeitura da capital.

Ele ressaltou que seu objetivo é conseguir fazer com que os londrinos possam desfrutar das mesmas oportunidades que a cidade deu à sua família e prometeu melhorar a capital.

"Serei o prefeito de todos os londrinos", insistiu.

Khan agradeceu seus eleitores por elegerem a "esperança" acima da "divisão" e do "medo", em clara referência à campanha liderada pelo candidato conservador.

A vitória de Khan, amplamente esperada, representa um impulso para o líder trabalhista, Jeremy Corbyn (oposição no plano federal), já que este foi considerado seu primeiro teste eleitoral após ser escolhido líder do partido, em setembro do ano passado.

O novo prefeito de Londres, que irá gerir a cidade desde o City Hall, edifício situado frente à emblemática Tower Bridge, é responsável por transporte, polícia, meio ambiente e habitação na capital britânica.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos