Exército lança ofensiva para recuperar estratégica cidade no norte do Iraque

Mossul (Iraque), 9 mai (EFE).- O exército iraquiano lançou nesta segunda-feira uma grande ofensiva terrestre para recuperar o controle de uma estratégica cidade da região de Al Qayara, 55 quilômetros ao sul da cidade de Mossul, que está sob controle do grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

O Comando de Operações para a Libertação da província de Ninawa, cuja capital é Mossul, informou em comunicado que sete terroristas morreram na operação na cidade de Kabruk.

Os enfrentamentos, que deixaram também três soldados feridos, continuam entre as forças iraquianas e os combatentes do EI.

A ofensiva do exército foi precedida por intensos bombardeios de artilharia, foguetes e da aviação de guerra da coalizão internacional.

As forças iraquianas atacaram a cidade pelo eixo norte, perto da cidade de Al Nasr, e pelo sudeste, adjacente à bacia do rio Tigre.

O exército está cercando a área, onde há franco-atiradores do EI, que também colocou explosivos para atrapalhar o avanço das tropas.

Kabruk fica perto do rio Tigre, em uma região elevada, e seu controle permitirá às forças iraquianas vigiar a cidade de Al Qayara e lançar uma operação contra ela.

As forças governamentais, com o apoio da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, lançaram em março uma ofensiva em Ninawa para tentar recuperar Mossul.

Esta cidade caiu nas mãos do EI em junho de 2014, mês em que o grupo terrorista proclamou um califado nas zonas sob seu controle no Iraque e na Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos