Exército recupera estratégica cidade no norte do Iraque

(Atualiza com tomada de controle de Kabruk).

Mossul (Iraque), 9 mai (EFE).- O exército iraquiano tomou nesta segunda-feira o controle de uma estratégica cidade da região de Al Qayara, 55 quilômetros ao sul da cidade de Mossul, que estava sob controle do grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

O comandante das operações militares em Ninawa, general Nayem al Jabouri, disse à Agência Efe que a operação contra a cidade de Kabruk terminou com a morte de 40 terroristas.

Entre os extremistas abatidos está o dirigente militar da zona ao sul de Mossul, Ahmad Sakr.

A tomada da cidade aconteceu após duros enfrentamentos, que também deixaram três soldados feridos.

A ofensiva do exército foi precedida por intensos bombardeios de artilharia, foguetes e da aviação de guerra da coalizão internacional. As forças iraquianas atacaram a cidade pelo eixo norte, perto da cidade de Al Nasr, e pelo sudeste, adjacente à bacia do rio Tigre.

As tropas estão desativando os artefatos explosivos que foram colocados na cidade pelo EI e estão vasculhando minuciosamente a região em busca dos extremistas escondidos.

Jabouri esclareceu que as forças do Exército iraquiano retiraram mais de 90 famílias da cidade, que foram transferidas para os acampamentos de Majmur.

Kabruk fica perto do rio Tigre, em uma região elevada, e seu controle permitirá às forças iraquianas vigiar a cidade de Al Qayara e lançar uma operação contra ela.

As forças governamentais, com o apoio da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, lançaram em março uma ofensiva em Ninawa para tentar recuperar Mossul.

Esta cidade caiu nas mãos do EI em junho de 2014, mês em que o grupo terrorista proclamou um califado nas zonas sob seu controle no Iraque e na Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos