Kim Jong-un é nomeado presidente do Partido dos Trabalhadores da Coreia

(Atualiza com as nomeações do politburo do Partido)

Pyongyang, 9 mai (EFE).- O líder norte-coreano Kim Jong-un foi nomeado nesta segunda-feira presidente do Partido dos Trabalhadores de Coreia (PTC) durante o último dia de um histórico Congresso que buscou elogiar a figura do ditador de 33 anos.

Kim ostentava até agora o título de primeiro-secretário do Partido e por causa do Congresso, que começou na sexta-feira passada e deve terminar hoje, foi eleito para um novo posto criado especialmente para ele.

O avô do atual líder, Kim Il-sung, foi nomeado "presidente eterno" do Partido enquanto seu pai, Kim Jong-il, era o secretário-geral do órgão de governo mais importante do país.

Além disso, durante esta última sessão do evento realizado na Casa da Cultura 25 de abril, foram nomeados os outros quatro membros do Comitê permanente do Partido, que formam o núcleo duro do poder no regime e que a princípio parece uma aposta pela continuidade.

Kim Yong-nam foi nomeado presidente da Assembleia Popular Suprema, Choe ryong-hae, secretário do Comitê central do Partido dos Trabalhadores, Hwang Pyong So, marechal do Exército e Pak Pong Ju, Premier do governo.

Apesar das especulações, a irmã do líder Kim Yo-jong, que acredita-se que tenha em torno de 29 anos, não foi incluída entre as principais nomeações.

Kim Jong-un presidiu o conclave político, que não era realizado desde 1980, e que contou com a presença de quase 3.500 delegados.

No segundo dia do Congresso, o líder ofereceu um discurso de mais de três horas no qual lançou uma mensagem de conciliação à comunidade internacional e apresentou um plano econômico de cinco anos.

Uma vez concluído o evento, espera-se que sejam anunciadas mais nomeações da cúpula do Partido e que ocorra amanhã em Pyongyang um grande desfile.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos