Panamá lança operação de segurança e blinda fronteira com Colômbia

Panamá, 9 mai (EFE).- O presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, lançou nesta segunda-feira a "Operação Escudo" para "blindar" o país contra o narcotráfico, e clamou pela "cooperação multilateral" para conter as ameaças na região, além de anunciar o fechamento da fronteira com a Colômbia aos imigrantes ilegais.

Varela, que estava na principal base do Serviço Nacional Aeronaval (Senan), informou que amanhã o Conselho de Gabinete "aprovará a compra de equipamentos" para reforçar a perseguição do narcotráfico e esclareceu que seu país é "lugar de passagem, não é produtor, nem consumidor de drogas".

"Tomamos a difícil decisão de fechar a fronteira com a Colômbia ao fluxo irregular de estrangeiros", disse o presidente, que também agradeceu ao presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, por seu gesto "humanitário" de permitir a passagem de 3.500 cubanos parados no Panamá via aérea para que sigam seu caminho aos Estados Unidos.

Varela explicou que a decisão de lançar a operação de defesa de seu país foi tomada ao "constatar que a produção e o embarque de drogas dobraram nos países vizinhos, especificamente na Colômbia".

O fortalecimento das forças de segurança será intensificado com os trabalhos de inteligência policial. O presidente também advertiu os jovens em risco para "se afastarem dos criminosos" porque o único que vão conseguir é "sair na capa de um jornal".

Ele lembrou que Nicarágua e Costa Rica também fecharam suas fronteiras ano passado, mas reiterou que o tratamento que dará aos imigrantes ilegais que estão em seu país será "humanitário".

Além disso, anunciou uma mudança drástica na política migratória através de mudanças na legislação, para que no Panamá "permaneçam os estrangeiros com status legal definido".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos