Ryan diz que pode deixar liderança da convenção republicana a pedido de Trump

Washington, 9 mai (EFE).- O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o republicano Paul Ryan, disse nesta segunda-feira estar disposto a abandonar o cargo de presidente do convenção nacional do partido em julho caso seja solicitado pelo virtual candidato republicano à Casa Branca, o magnata Donald Trump.

"Ele é o candidato. Vou fazer o que ele quiser", afirmou Ryan durante entrevista ao "Milwaukee Journal Sentinel", sobre sua disposição a deixar a liderança da convenção que será realizada em julho para designar o candidato do partido à presidência nas eleições de novembro.

Nesta semana, o presidente da câmara baixa se reunirá com Trump no Congresso, junto a outros líderes republicanos do Capitólio e ao presidente do Comitê Nacional Republicano (RNC, em inglês), Reince Priebus, com o objetivo de apaziguar a relação dentro do partido.

O tom bronco e xenófobo da campanha do magnata não agrada o setor tradicional do Partido Republicano, que tentou por todos os meios frear o empresário nova-iorquino na corrida pela candidatura presidencial.

O multimilionário se tornou na semana passada o virtual indicado dos republicanos para disputar a presidência após uma arrasadora vitória nas eleições primárias de Indiana, que resultou a desistência dos dois últimos rivais, o senador pelo Texas Ted Cruz e o governador de Ohio, John Kasich.

Após Trump crescer como o candidato inevitável, o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, e o próprio Priebus confirmaram o apoio a Trump e pediram união para vencer a favorita entre os democratas, Hillary Clinton.

No entanto, dias mais tarde, Ryan disse ainda não estar pronto para apoiar Trump em sua candidatura, apesar ter se comprometido a respaldar o candidato que ganhasse as primárias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos