Coreia do Norte realiza grande cerimônia após Congresso do PTC

(Atualiza com detalhes de desfile e com as novas nomeações ao término do Congresso).

Pyongyang, 10 mai (EFE).- O regime da Coreia do Norte organizou nesta terça-feira uma grande cerimônia na capital Pyongyang para celebrar as conquistas do país e cerrar fileiras em torno do líder Kim Jong-un, um dia depois da conclusão do VII Congresso do Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC).

Milhares de pessoas entre civis e militares compareceram à Praça Kim Il-sung da capital, na qual costumam acontecer eventos deste tipo e onde o líder permaneceu de pé no camarote ao lado das principais autoridades do regime, em um evento transmitido ao vivo pela televisão estatal "KCTV".

Kim Yong-nam, de 88 anos, presidente da Assembleia Popular Suprema (parlamento) e chefe de Estado honorário do país, pronunciou um primeiro discurso no qual não poupou elogios aos dirigentes da dinastia Kim e ao progresso econômico e militar do país.

A multidão disposta em blocos na praça, decorada com os símbolos do partido - a foice, o martelo e o pincel - e cartazes de propaganda, aplaudiu com fervor o discurso.

Depois, começou um grande desfile em que grandes grupos de cidadãos carregavam estátuas em miniatura dos antigos líderes da dinastia Kim e cartazes com reverências a Kim Jong-un e de apoio a sua política "byeongin", que consiste em promover o desenvolvimento econômico e de armas nucleares ao mesmo tempo.

No final do evento, o "líder supremo" reverenciou e aplaudiu as pessoas do camarote antes de se retirar com outras autoridades.

O desfile encerrou o Congresso do PTC, o primeiro em 36 anos e também o primeiro sob o comando de Kim Jong-un, que chegou ao poder em 2011 quando tinha menos de 30 anos.

O Congresso serviu para fortalecer o papel de Kim dentro do regime e a linha "Byeongjin" de desenvolvimento econômico e nuclear promulgada desde 2013.

Além disso, o Kim Jong-un foi nomeado presidente do PTC, um cargo que foi criado especificamente para ele, pois até agora ocupava o posto de primeiro-secretário.

A irmã de Kim, por sua vez, passou a fazer parte da lista de 129 membros do comitê central do PTC, mas não foi designada com um cargo de maior importância, tal como esperavam alguns analistas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos