França anuncia conferência em Paris sobre crise entre Israel e Palestina

Paris, 10 mai (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Marc Ayrault, anunciou nesta terça-feira a organização de uma conferência ministerial para tentar restabelecer um diálogo entre israelenses e palestinos no dia 30 de maio em Paris.

Ayrault, que discursava na Câmara dos Deputados, explicou que essa "reunião ministerial é uma iniciativa política difícil no contexto atual de aumento de tensões entre as duas partes e de bloqueio de negociações".

"Vamos nos esforçar para encontrar soluções para aproximar as diferentes soluções e retomar as vias do diálogo", ressaltou, sem dar mais detalhes.

O Ministério das Relações Exteriores francês também não quis antecipar outros elementos da conferência, em particular sobre os participantes. Um porta-voz afirmou à Agência Efe que a pasta se limitou a repetir a ideia de que o tema será "o processo de paz entre israelenses e palestinos".

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, rejeitou em abril a iniciativa francesa para realizar uma conferência internacional em Paris, que deveria começar com uma reunião ministerial em 30 de maio.

Netanyahu afirmou então que a postura de Israel é que a melhor forma para a resolução do conflito com os palestinos é "através de negociações diretas e bilaterais", que seu governo estava disposto a iniciar imediatamente, e que qualquer outra iniciativa diplomática "afasta os palestinos da mesa de negociações diretas".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos