Rival admite vitória de Duterte nas eleições presidenciais das Filipinas

Manila, 10 mai (EFE).- O atual ministro do Interior e candidato à presidência das Filipinas, Mar Roxas, reconheceu nesta terça-feira a vitória de seu principal rival, Rodrigo Duterte, nas eleições presidenciais das Filipinas, que foram realizadas ontem.

"'Digong' (como Duterte é conhecido popularmente), lhe desejo sucesso", disse Roxas em discurso para seus partidários.

Segundo as últimas informações, Duterte obteve 38,7% dos votos, seguido pelo ministro, com 23%, com 91,16% das urnas apuradas.

"O seu sucesso será o sucesso de nosso país e de nosso povo", acrescentou o ministro em referência a Duterte, que foi bastante criticado por defender a execução de criminosos e viciados em drogas para reduzir as taxas de criminalidade no país, e que contou com forte apoio popular.

Ontem à noite, a senadora Grace Poe, que aparece na terceira posição na apuração, com 21,7% dos votos, também reconheceu a vitória de Duterte.

"Cedo a passagem a Rodrigo Duterte, que foi eleito por nossos cidadãos", afirmou a candidata em um pronunciamento para a imprensa.

Os resultados ainda são provisórios, já que terão que ser ratificados por um comitê misto formado por membros da Câmara e do Senado das Filipinas, no prazo máximo de três semanas.

O porta-voz de Duterte, Peter Laviña, anunciou que o virtual ganhador das eleições quer mudar a Constituição das Filipinas para impor um sistema parlamentar e reduzir a concentração de poderes no governo nacional, para cedê-los aos governos regionais.

Mais de 54,3 milhões de pessoas estavam registradas para votar nas eleições gerais de ontem, nas quais os filipinos votaram para presidente, vice-presidente, senadores, congressistas e 18 mil cargos nos governos provinciais e locais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos