Sanders vence Hillary nas primárias da Virgínia Ocidental

Washington, 10 mai (EFE).- O senador por Vermont Bernie Sanders venceu nesta terça-feira a rival Hillary Clinton nas primárias do Partido Democrata realizadas no estado da Virgínia Ocidental, segundo as projeções dos principais veículos de imprensa americanos.

Sanders, autoproclamado socialista democrático, ganhou em um dos estados mais pobres dos EUA, majoritariamente branco e com forte dependência da decadente indústria mineira, e levará assim a maioria dos 29 delegados em jogo, diminuindo a distância para Hillary na corrida pela indicação democrata.

Apesar da vitória de hoje, o senador segue muito atrás em número de delegados com relação à ex-secretária de Estado e longe dos 2.383 necessários para conseguir a indicação de forma automática na convenção do partido que será realizada em julho na Filadélfia (Pensilvânia).

Mesmo assim, as boas notícias para Sanders são que, do mesmo modo que a Virgínia Ocidental, as próximas reuniões eleitorais no processo de primárias do Partido Democrata são favoráveis, já que os próximos estados a votar serão Kentucky (também de forte tradição mineira e pobre) e Oregon.

Apesar disso, se o veterano senador conserva alguma esperança de diminuir a distância de delegados com relação à Hillary tem que ser na Califórnia, o estado mais populoso do país, no qual se reparte o maior número de delegados (475) e onde as últimas pesquisas refletem que Sanders pode conseguir o mais número de votos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos