Austrália detém 5 suspeitos que tentavam deixar o país para se juntar ao EI

Sydney (Austrália), 11 mai (EFE).- As autoridades da Austrália detiveram cinco pessoas que supostamente tentavam deixar o país para se juntar à milícia jihadista do Estado Islâmico (EI), informaram nesta quarta-feira veículos de imprensa locais.

A prisão aconteceu ontem, na cidade de Cairns, no nordeste do país, quando o grupo original de Melbourne, no sul da Austrália, se dirigia até o cabo de York, no extremo norte, com uma pequena embarcação com a qual pretendiam viajar até a Indonésia.

A polícia acredita que os detidos, de entre 21 e 33 anos e que tiveram seus passaportes anulados pelas autoridades, tentavam chegar à Indonésia ou às Filipinas para viajar até a Síria, segundo a emissora de televisão australiana "ABC".

Entre os detidos se encontra o pregador radical Moussa Cerantonio, que tem origem italiana, mas se converteu ao Islã aos 17 anos e é conhecido pelas autoridades por sua atividade como defensor da jihad na Síria e no Iraque.

Em 2014, Cerantonio foi preso nas Filipinas e deportado para a Austrália depois que comunicou a seus seguidores no Twitter que tinha viajado para a Síria.

As autoridades australianas cancelaram seu passaporte, mas não o indiciaram na Justiça.

Também foi detido no grupo Shayden Thorne, que em 2011 foi condenado a quatro anos e meio de prisão na Arábia Saudita por armazenar propaganda radical em seu computador. Thorne, no entanto, pediu clemência às autoridades sauditas, que o deportaram à Austrália em 2014.

As autoridades estimam que há cerca de 200 australianos apoiando ativamente o EI na Austrália, e outros 110 que foram para o Oriente Médio lutar entre as fileiras dos jihadistas e dos quais quase 50 morreram em combate.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos